segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ANÁLISE DA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

1.        Introdução
Os matérias envolvidos nas atividades escolares que são denominados material escola, encontra-se o livro didático. O professor usa por muitas das vezes apenas como a única forma de consulta e transmissão de conteúdo.
Então por isso e necessário saber os pontos positivos e negativos antes de ministra as suas aulas.
E notória a importância do livro didático na contribuição no trabalho docente, no entanto, devemos ter muita cautela na escolha do livro didático,  bem como ao utilizá-lo, para que não recaia no equívoco de tê-lo como único instrumento de aquisição do conhecimento matemático, pois entendemos que esse conhecimento deve ir além dos livros e dos muros escolares no Ensino Básico. Neste sentido, os PCN esclarece:

A Matemática no Ensino Médio tem um valor formativo, que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, porém também desempenha um papel instrumental, pois é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas. Em seu papel formativo, a Matemática contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria Matemática, podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas genuínos, gerando hábitos de investigação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar e enfrentar situações novas, propiciando a formação de uma visão ampla e científica da realidade, a percepção da beleza e da harmonia, o desenvolvimento da criatividade e de outras capacidades pessoais. (BRASIL, 1999, p. 40).

Metodologia

Na escolha do livro didático, algumas escolas deixam a critério do(s) professor (es) a escolha do livro do ano letivo. Geralmente, o professor escolhe o livro, ou por indicação de um colega, ou por envio gratuito de livros pelas editoras, ou por que eles fazem parte do catálogo Guia de Livros Didáticos publicados pelo MEC.

Quanto ao uso do livro didático pelo professor, segundo FREITAG (1997, p. 1),

O livro didático não funciona em sala de aula como um instrumento auxiliar para conduzir o processo de ensino e transmissão de conhecimento, mas como o modelo-padrão, a autoridade absoluta, o critério último de verdade. Neste sentido, os livros parecem estar modelando os professores. O conteúdo ideológico do livro é absorvido pelo professor e repassado ao aluno de forma acrítica e não distanciada.

Portanto o livro escolhido foi o DANTE (matemática, contexto e aplicações) Luiz Roberto Dante da editora ática que terá um tempo de uso no colégio com livro principal de 3 ano, do ano de 2015, 2016 a 2017.

 Apresentação do livro


                                            FONTE: FARIAS 2015
O livro, Dante(matemática e aplicações)  tem inicio com uma introdução de funcionalidade.
Cada volume da coleção é dividido em quatro unidades nas quais você encontrara os seguintes boxes e seções,
·                   Abertura de unidade
Duas paginas que proporcionam o primeiro contato com um dos assuntos que será abordado na unidade.
·                   Exercícios resolvidos passo a passo
Apresenta a resolução detalhada de uma questão ou problema. Não são modelos a serem seguidos, mas visam inspirar e indicar estratégias de resolução.
·                   Para refletir, Fique atento! E você sabia?
Pequenos boxes que trazem questões para reflexão ou dicas importantes para o estudo.
·                   Leitura(s)
Textos que visam aplicar e enriquecer o conteúdo estudado no capitulo.
·                   Pensando no Enem.
Atividade contextualiza que visam o desenvolvimento das competências habilidades prevista na matriz Enem.
·                   Vestibulares de norte a sul
Questões de vestibulares, de todas as regiões geográficas do Brasil, relacionadas aos conteúdos estudados.


DANTE dispõe os assuntos de maneira que o anterior complementa o sucessor, isso evidencia a qualidade de seu material, pode percebe que o conteúdo nele contido funciona como uma continuidade deste o primeiro capitulo ate o ultimo. Assim selecionado os livros do 1º e 2º são completares.

Já a qualidade do livro em relação aos anteriores, ele está com uma fonte melhor e menos pesado, facilitando o transporte e a leitura do mesmo.
Em relação ao período de uso dele e de três anos, e o material como capa, provavelmente não suportara esse tempo, com isso ele vai se desgastar bastante durante esses três anos. Poderia a capa ser confeccionada em um material mais resistente.

DANTE procura explorar todos os conceitos básicos próprios do
Ensino Médio de maneira intuitiva e compreensível. Procurando priorizar os exercícios e problemas que envolvem contextualização, interdisciplinaridade e integração entre os temas matemáticos. Observa-se que para que o aluno resolva os exercícios, antes é necessário que o mesmo faça o estudo a parte teórica e refaça os exemplos propostos.
A distribuição dos exercícios é feita de maneira seletiva, na medida em que o autor dispõe do assunto e exemplos têm-se exercícios, isso faz com que o estudo não fique monótono.
 
O livro se enquadra perfeitamente nas normas do PCN, e além de ser recomendado por muitos professores e é apontado como um dos melhores livros de matemática.
Que segundo o PCN, Além das conexões internas à própria Matemática, o conceito de função desempenha também papel importante para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construção de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Cabe, portanto, ao ensino de Matemática garantir que o aluno adquira certa flexibilidade para lidar com o conceito de função em situações diversas e, nesse sentido, através de uma variedade de situações problema de Matemática e de outras áreas, o aluno pode ser incentivado a buscar a solução, ajustando seus conhecimentos sobre funções para construir um modelo para interpretação e investigação em Matemática. (BRASIL, 1999, p. 43)

Um comentário:

  1. Caro Hélio, você tocou em vários pontos importantes para uma análise mais completa dos livros didáticos. No entanto, algumas coisas merecem observação: em primeiro lugar, a organização do texto precisa melhorar. Trechos com fontes diferentes, cores diferentes, tamanhos diferentes, etc. No seu texto também há a citação de fontes (por exemplo, BRASIL 1999) mas não há referências bibliográficas ao final. Talvez você tenha visto em outro trabalho e esquecido de citar a fonte?

    Outra questão é a escola tomada como campo de investigação. Qual foi?

    Por fim, é urgente uma revisão na escrita do texto. Há vários problemas de concordância e ortografia. Abraço!

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